Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STF suspende dois trechos da MP 927/2020

Ministros suspendem arts. 29 e 31 da MP

Publicado por SAVA ADVOCACIA
há 4 anos


Nesta quarta-feira (29/04), o Pleno do STF julgou em referendo as medidas cautelares das ADINs que buscavam a suspensão da MP 927/2020, norma que flexibiliza a aplicação de medidas trabalhistas durante o estado de calamidade motivado pela epidemia de COVID-19.

Os Ministros do STF, por maioria, decidiram pela manutenção das principais medidas trabalhistas dispostas na MP 927/2020, como flexibilização das regras para concessão de férias, aproveitamento de feriados, banco de horas negativo, diferimento do FGTS.

Também foi preservado o trecho da MP 927/2020 que autoriza a flexibilização das condições de trabalho mediante acordo individual com prevalência sobre a lei e instrumentos coletivos.

Contudo, a maioria dos Ministros votaram pela suspensão de dois pontos da MP 927/2020. O art. 29, que preceitua o não enquadramento do COVID-19 como doença ocupacional; e o art. 31 que preceitua a atuação orientadora da Fiscalização do Trabalho.

O acolhimento parcial da cautelar quanto a esses dois temas, põe em evidência que os empregadores devem preservar o cumprimento das obrigações trabalhistas e reforçar as medidas de saúde e segurança durante o período da pandemia.

  • Publicações174
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações265
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-suspende-dois-trechos-da-mp-927-2020/838159244

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)